sábado, 3 de junho de 2017

30. Os biomas no estado do Mato Grosso do Sul

   

Cascalheira, paisagem do Cerrado em Três Lagoas (MS)




Criação de bovinos no Pantanal sul-mato-grossense




Fruta pequi, do Cerrado






A paisagem do Cerrado, da Floresta Tropical e do Pantanal


A vegetação do Cerrado ocupa cerca de 61% do território do estado e recobre a maior parte da região Centro-Oeste, partes do Nordeste e Sudeste do Brasil. A vegetação é formada por árvores com troncos retorcidos de casca grossa, e arbustos baixos, bem típica de locais de clima tropical com duas estações: chuvosa e seca.
Este bioma possui uma rica biodiversidade da fauna e flora. Das espécies vegetais mais comuns são: pequi, cajueiro-do-campo, ipê-amarelo, saveira, sucupira, mangabeira, canela-rosa, araticum, copaíba, araçá. As espécies animais são inúmeras, e entre muitas estão: tucano, araras, onça-pintada, anta, capivara, macaco-prego. Porém, muitos deles estão em extinção, em razão das queimadas e do desmatamento.
De acordo com as características locais há uma variação na vegetação do Cerrado do Mato Grosso do Sul, sendo que aparecem os Campos Limpos, os quais são formados por gramíneas rasteiras, comuns na região de Maracaju e Amambaí, onde se encontram espécies como butiá, paratudo.

Os biomas no estado do Mato Grosso do Sul - Mapa



Os biomas no estado do Mato Grosso do Sul - Mapa



Paisagem na Serra de Maracaju, Aquidauana (MS)



Paisagem na Serra de Maracaju, Aquidauana (MS)






Paisagem da Floresta Tropical


A Floresta Tropical, também conhecida como Mata Atlântica recobria todo o litoral brasileiro. Pouco restou desse bioma no estado do Mato Grosso do Sul, o qual foi intensamente modificado e devastado com a urbanização, com a implantação da agropecuária e instalação de serrarias. O que ainda restou desta vegetação aparece ao longo das margens do rio Paraná.

Paisagem do Pantanal


Na parte oeste do estado, o relevo é uma extensa planície que vai desde o sul do Mato Grosso e se estende ao longo do Rio Paraguai até Porto Murtinho no Mato Grosso do Sul. Esta planície avança para terras do Paraguai e Bolívia e lá também a planície fica inundada na época das chuvas e recebe o nome de “Chaco”.
A grande planície aluvial, de altitude entre 100 e 200 m que está sujeita a inundações periódicas no lado brasileiro, recebe o nome de Pantanal (Pântano), seus limites são delineados por elevações como chapadas, serras e maciços, e é cortada por grande quantidade de afluentes do rio Paraguai. Durante a seca há a formação de lagoas nas depressões do terreno.
As paisagens se relacionam com seus elementos naturais, sendo assim, a união de fatores como: relevo, tipo de solo, rede hidrográfica e clima da região favorecem o desenvolvimento de numerosas espécies de animais e vegetais no bioma do Pantanal.
O clima tropical apresenta duas estações bem definidas: o verão é chuvoso e o inverno é seco. Este clima é marcante para os tipos de vegetação que aparecem no bioma do Pantanal.
Na planície inundável a vegetação de gramíneas é conhecida como campos limpos. Nas áreas intermediárias a vegetação é de campos cerrados com pequenos arbustos. Margeando os rios a vegetação é de matas e nos capões aparecem as árvores altas. Já nas partes elevadas, como no maciço de Urucum, a vegetação é de Cerrado com espécies da Caatinga.
Percebeu que a vegetação do Pantanal é como um mosaico na paisagem, onde se combinam vegetação de várias partes do Brasil? Por isso essa vegetação recebeu o nome de Complexo do Pantanal.
A biodiversidade deste bioma é muito rica e apresenta uma imensa diversidade da fauna e flora local.

Paisagem do Pantanal





Planície aluvial - Complexo do Pantanal - Mapa







Glossário


Planície aluvial: são tipos de solo que têm sua origem em sedimentos erodidos pela ação da água e vento, os quais são levados para as partes mais baixas do terreno, no caso, são depositados na planície, num processo contínuo de entulhamento. Formam-se assim terrenos de aluvião, muito permeáveis, e de composição argilo-arenosa, característica que dificulta a absorção da água.
Pulso da inundação O ir e vir das águas no Pantanal, a cheia e a seca, é conhecida como pulso da inundação. Este processo é responsável pela enorme diversidade da fauna e flora do bioma Pantanal e também rege o jeito de viver nessas áreas inundadas periodicamente. Durante as cheias, os boiadeiros levam o gado para as partes mais elevadas, que não são inundadas e as quais recebem o nome de “cordilheiras”.




       

       


       


       




       





Conteúdo completo disponível em:






Links:


Despacito Remix - Luis Fonsi Feat. Justin Bieber, Daddy Yankee

I'm The One - DJ Khaled Featuring Justin Bieber, Quavo, Chance The Rapper & Lil Wayne

Bíblia Online

Poetry in English

Poesia em Espanhol

Sanderlei Silveira

Sanderlei Silveira

Sanderlei Silveira

Sanderlei Silveira

History in 1 Minute

Áudio Livro - Sanderlei

Billboard Hot 100 | Song Lyrics - Letras de Músicas

Educação Infantil - Vídeos, Jogos e Atividades Educativas para crianças

Santa Catarina - Conheça seu Estado

Conheça seu Estado - História e Geografia

Poesia em Português, Inglês, Espanhol e Francês

Obra completa de Machado de Assis

Dom Casmurro - Machado de Assis

Quincas Borba - Machado de Assis

Esaú e Jacó - Machado de Assis

Top 10 BLOGs by Sanderlei Silveira



As festas populares em Santa Catarina SC

Despacito Remix - Luis Fonsi Feat. Justin Bieber, Daddy Yankee - Letra Musica - Tradução em Português

Carmen de Boheme - Hart Crane - Poetry, Poem

Prédios mais altos do Mundo e do Brasil (Atualizado até 06/2017)

Paraná - Conheça seu Estado (História e Geografia)

Mato Grosso do Sul - Conheça seu Estado (História e Geografia)

O espaço geográfico e sua organização

Poem 11 - Abid ibn al-Abras

The Dark - Ellen M. H. Gates

Ode I - Amir Khusrow Machado de Assis - Quincas Borba


Nenhum comentário:

Postar um comentário